top of page
Cobrança de estadia e Saldo de frete
A diária, também chamada de estadia, é de responsabilidade do embarcador (empresa que contrata ou que recebe a carga) e é devida ao caminhoneiro ou a transportadora que ficar com o veículo parado mais de 5 horas para carga ou descarga.
Já o saldo de frete é o restante do frete que a transportadora paga ao estradeiro, geralmente quando a carga é entregue.
-
Pra que serve o Cadastro na ANTT?É por meio desse registro (obrigatório) que a ANTT tem como fiscalizar os dados dos transportadores de cargas. Também é por meio do RNTRC que são feitos os levantamentos e estudos referentes à frota de caminhões, trabalhadores autônomos, empresas e transportes. Além de evitar ocorrências por não possuir o cadastro, já que se trata de um documento obrigatório 😉
-
Quem tem que ter cadastro na ANTT?Todo transportador de carga remunerado — autônomo ou não — precisa do cadastro na ANTT. O registro é, portanto, obrigatório para todos os veículos que executem transporte rodoviário de carga
-
Quais os documentos necessário para o Cadastro na ANTT?Os documentos necessários são: Pessoa Física - CNH (ou RG), comprovante de residência e um email válido. Pessoa Jurídica - CNH e comprovante de residência do responsável, contrato social ou CCMEI, CNPJ e um email válido. Mas não se preocupe, nós iremos entrar em contato com você para envio de toda documentação.
-
Quanto tempo leva pro Cadastro na ANTT ficar pronto?Sua ANTT será finalizada no prazo de 24 horas úteis
-
Quem não precisa ter ANTT?Quem sempre transporta carga própria e, portanto, nunca cobra frete, não precisa se inscrever no RNTRC. Porém quem somente transporta carga própria deve ter seus veículos emplacados como categoria “particular” (placa com fundo cinza e letras pretas).
bottom of page